quarta-feira, 3 de junho de 2009

Novidades do Visual Studio 2010

Estava testando o novo Visual Studio 2010 ainda na versão beta 1 e achei a ferramenta muito boa.
Uma das grandes novidades é que os caras colocaram uma ferramenta de modelagem de sistemas dentro do Visual Studio, a grande sacada é que a partir de agora não precisamos ficar mais tendo que utilizar ferramentas fora da IDE para criar nossa modelagem baseada em UML. A própria IDE já conta com templates para criar diagrama de atividades,diagramas de casos de uso,diagramas de seqüência, diagrama de lógica, diagramas de componentes e diagramas camadas (acho que não esqueci de nenhum), não encontrei nenhum problema nesta novidade, uma das coisas que foi prometido pela MS e que ainda não vi nesse beta é a opção para poder gerar as classes do sistema a partir do diagrama de classes criado.
As novidades não param por ai uma novidade que achei interessante também é a possibilidade de poder ver em hierarquia aonde um determinado método está sendo usado, este item ainda não estava disponível no Visual Studio 2008, achei legal pois várias vezes enquanto desenvolvia tinha problema para identificar aonde um determinado método estava sendo usado.
Infelizmente a versão que instalei na minha máquina (Visual Studio Team System 2010 beta 1), não instalou nenhum template para cloud computing para o Azure (não sei o motivo, mas acredito que é por causa do meu Windows XP).
Umas das coisas novas (ainda não testei, só li) é a possibilidade de poder editar o código com o debbuger rodando (uma espécie de play and pause) ou seja existe agora a opção de poder alterar o código em modo de debug sem precisar parar a depuração do projeto.
Achei a nova versão do Visual Studio 2010 excelente mesmo ainda estando na versão beta esse novo release vai facilitar muito a vida de quem programa e ainda uma quase perfeita integração com os times de desenvolvimento.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.